quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Itapetininga - 21/11/10

Domingo, dia 21/11/10 realizamos um passeio muito legal até Itapetininga. Tá certo que o líder da equipe "Carlão" não explicou que eram 200km para ir e 200Km para voltar, totalizando 400 e poucos km, rsrsrs contudo a experiência foi tão "marcante" que o diga a Maria Alice e o parafuso do paralama, que tanto a Maria Alice quanto a Simone jamais esquecerão e quanto é confortável o sofá de casa rsrsrrs.


Nosso destino em Itapetininga foi um almoço beneficiente da APAE, fomos muito bem recebidos, a galera de Itapetinga é dez, pessoal simpático, cordial, atencioso, muito bacana mesmo. Parabéns!

Deixando as piadinhas de lado, a "comida" estava uma delicia.

O ponto negativo foi desistência do Cae e da Camila, fizeram falta ... fica pra próxima.

Nossa galera chegou "nervosa", atacando as panelas, vejam ao lado.


Segue abaixo, a galera que foi ao passeio:

Sr. Carlito, pilotando com uma postura invejável, sempre atento, foi capaz até de observar se a correia da minha moto estava com folga durante uma ultrapassagem. Na primeira parada diagnosticou que estava tudo bem. Nunca reclama de nada e sempre alegrando o grupo. Valeu Sr. Carlito, uma tremenda segurança para nós  que viajamos juntos. O senhor é o cara!
Claudinha, guardiã incansável do Sr.Carlito durante toda a viagem, sempre muito séria durante todo o percurso. Com sua "Faser 250" esbanja segurança, ficou o tempo todo cuidando de todos, fechava a pista da esquerda para ultrapassarmos e depois retornava a faixa.

Essa menina é fera!
Toninho, amigo do Serginho, cara legal foi o mais prejudicado pela "super potência" das demais motos ... Ele "sobrou" na estrada com sua R1, ultrapassava a "milhão" e depois aguardava sobre a sombra das árvores. Foi companheiro a viagem inteira, bem tranquilo.

Valeu Toninho, espero vê-lo em breve!
Esse sou eu e a Má, lutamos contra tudo e contra todos (Victor e Bia) para irmos ao passeio. Fomos chantageados pelos dois que disseram que "precisavam estudar" e não podiam ficar na avó. Mas os deixamos em segurança e fomos. Um registro precisa ser feito, a moto foi "valente", andou pra caramba, subiu, desceu, uma hora até embalou e tivemos que esperar o grupo "acreditem". Um ponto negativo foi quando fomos ultrapassados por uma "bicicleta", detalhe estávamos parados aliviando a dor no traseiro rsrsrsrs
Serginho e Simone, companheiríssimos até na "dor", ficavam sempre na retaguarda do grupo, observando os demais. Compartilharam conosco todos os momentos, de alegria, de fome, de sede, e principalmente de "dor" na bunda.  Simone até ensaiou encarar uma "jaca" no posto mais movimentado da rodovia, mas não estava no ponto certo de consumo.
Viveram conosco a experiência de também serem ultrapassados pela bicicleta. Parceirássos, valeu!


Carlos e Alexandre, Pai e filho super seguros, me surpreendeu a confiança do ALE na hora de fotografar e filmar o grupo com a moto em movimento. Carlão, sempre ponderado, administrava bem o comentários "ranzinza" dos demais integrantes. Sua falha foi esquecer que a nossa bunda é "nova" e está amaciando ainda na estrada, brincadeirinha ... foi solicito todas as vezes e deixou todos à vontade para parar quantas vezes necessitasse. Fato marcante é seu poder de "síntese", faltam apenas 2 minutos, estamos chegando, está pertinho ... o cara é bom de labia. srsrsrs. Alexandre, não saiu em foto nenhuma pois não largou a câmera.


Antes de iniciarmos a viagem de volta ainda deu tempo de darmos uma paradinha na sorveteria da cidade. Estava lotada! Vejam a pose da Claudia com seu colete do Poca Sombra. The best!


Seu Carlito com cara de mau, braço cruzado, apavorando na Cidade, digno representante dos motoqueiros selvagens pauliistanos.


Inicio do passeio, começo da Rodovia Castelo Branco.

Momentos inesquecíveis agora registrados para a história


Galerinha da pesada viajando ...... nas idéias.

Essa dupla vive aprontando, adoram ficar brincando de pilotar na garagem e enchem a moto de "dedos" rsrsrs. Outro dia, de tanto pegar no meu pé, levei os dois para a escola de moto. O Victor foi primeiro, curtiu, depois foi a Bia que chegou mexendo com todo mundo.

Tudo bem, por enquanto vão viajando na criatividade, dentro da garagem mesmo, andar de motocicleta em estrada é muito legal, mas primeiro vão ter que aprender a ter responsabilidade e serem ótimos motoristas de carro antes de pilotar uma moto.



terça-feira, 23 de novembro de 2010

Primeiro passeio! Paraibuna!

Em 21/08 eu me enchi de coragem liguei para o Carlão que estava em um evento sobre motos e puxei a faca para ele: E ai vamos encarar uma estrada? Eu estava decidido a encarar nem se fosse sozinho.
Bem o resultado é este, fomos até Paraíbuna no dia 21/08, encontrar com um amigo. Passei apertado na estrada, o vento era forte e sem experiência alguma a perna tremeu rsrsrs, mas deu tudo certo.


A viagem foi tranquila, segundio meu cunhado, assim que chegamos lá, fomos direto para a beira do rio Paraíbuna, comer uma carne e tomar  uma "breja", para mim valeu o passeio, já para o Carlão teve que ter paciência na estrada srsrsr.

Na verdade teve um passeio antes que não foi registrado em imagens, ainda bem tomei um banho de suco de laranja  e voltei para casa cherando "vitamina C"

Guilherme e sua primeira experiência sobre duas rodas!


Estava passando pela casa da minha mãe e acabei encontrando meu irmão Wagner e o meu sobrinho Guilherme, um garoto muito legal e muito amado por todos, assim que viu a moto seus olhos brilharam, convidei para dar uma volta e ele aceitou na hora, disse que nunca tinha andado de moto, na verdade só uma vez no estacionamento do prédio onde mora, seu pai Wagner ao fundo autorizou e fomos com segurança.
O passeio durou 10 minutos, sua frase durante o passeio: "Muito louco Tio", uh uh uh uh uh!
Quando retornamos à casa de minha mãe ele era uma alegria só, adorou a experiência e vibrava como nunca. Valeu "GUI" sei que algumas pessoas não vão gostar de saber disso, mas vamos driblando as dificuldades e nunca duvide do amor que nós temos por você.
Você é um menino de ouro, obrigado por ter aceitado o convite do tio, foi rápido mas curtimos juntos como nunca, só eu e você! Valeu!!!!

Após o planejamento, a preparação ....

Primeiro passo é verificar se a documentação está em ordem. Segundo é se certificar de como andam alguns itens de segurança e conforto. Aconselho fazer o seguro da moto e colocar alguns acessórios exemplos: pára-brisa, protetor do motor, encosto para garupa, banco King, antena corta-pipa, relógio, protetor do carter, alforges, bauleto e “vacina” para os pneus.

Como itens pessoais, jaquetas de couro, botas, luvas, capacetes novos e capas de chuva.

Cabe citar algumas vantagens dessa prevenção:

  • Pára-brisa – protege da chuva, vento e objetos como areia e poeira
  • Protetor do motor – numa parada, perdemos o equilíbrio e... a moto ficou apoiada no protetor. Nenhum arranhãozinho!
  • Encosto para garupa – conforto e segurança do garupa
  • Banco King – conforto, principalmente pra quem sabe como é o banco do garupa da Shadow!
  • Antena corta-pipa – Você já viu uma vítima de cerol?
  • Relógio – Com jaqueta e luvas, não dá pra acompanhar o tempo. No guidão é muito prático.
  • Protetor do carter – Ah! Nossas estradas...
  • alforges e bauleto – Só o necessário. No baú, objetos mais sensíveis à chuva e ao alheio...
  • “vacina” para os pneus – ou não furou, ou a vacina funciona mesmo. Prevenir é melhor...
  • jaquetas de couro, botas, luvas, capacetes novos - as pedrinhas que voam doem muito!
  • capas de chuva – formação de nuvens e/ou carros molhados no sentido contrário = chuva. Pare com segurança e equipe-se. Se for possível espere a chuva “lavar” o asfalto e pilote devagar. Manchas claras no asfalto são sinal de poças que podem esconder buracos ou provocar a aquaplanagem.
Boa viagem!

Fonte: Associação Brasileira de Motociclistas / Coimbra-MS, fevereiro de 2007 / Marcelo & Rose

Minha moto ...

Esta é minha moto, diga-se de passagem minha primeira moto. Comprei em Janeiro/10 e somente em Julho/10, depois de uma canseira do Detran para emissão da minha habilitação, é que consegui sair devidamente documentado.

Trata-se de uma Magma Daelim, modelo custom. Seu motor é algo surpreendente 1250 SZ, quer dizer é uma 125cc Sem o Zero rsrsrs. Ideal segundo meu cunhado, conhecido no meio como "Bomba" (ex motoqueiro, agora motocilcista consciente) para iniciantes como eu. Detalhe essa moto era da irmã dele, e a ex-dona (Vânia) é tão detalhista que me entregou junto com a moto um cachicol preto para os dias de frio. Ps. cachicol para a moto e não para o motociclista.

Estou me divertindo com ela, quando não ando estou limpando, quando ando, assim que chego também limpo, ou seja,  mais limpo do que ando. É um belo objeto de decoração nos dias de semana, ainda não tive coragem de colocá-la no trânsito do dia a dia. Minha mulher já esta com ciúmes.

Dados básicos: Ano 1998


Honda na Corea é Daelim Honda, ela já foi eleita a moto do ano pela Revista Duas Rodas.

Dona de um visual exclusivo, a Daelim Magma rompe tradições trazendo uma nova concepção na custom. É uma das mais interessantes opções dessa nova safra. Uma moto grande, imponente e cheia de detalhes encontrados somente em motocicletas de maior cilindrada. Duplo escapamento, roda trazeira cheia (em forma de disco), muitos cromados, pintura exclusiva gravite e prata. Tudo isto reforçam a imagem atraente de um lado e por outro conseguem esconder sua verdadeira cilindrada (125cc), entretanto o motor tem um excelente desempenho. Detalhe na foto é o "pitbull" no canto esquerdo tomando conta, o nome dele é THOR!

Pneus largos (90 na frente e 130 na traseira).

Um show de moto, uma maquina linda e o melhor de tudo exclusiva. Existem apenas algumas no Brasil.

Peças, todas muito fácil de compra e com um preço muito baixo, pois o seu motor é o mesmo da Honda.

Ficha Técnica:

  • Motor:125cc, 4 Tempos, 1 Cilindro, Refrig. Ar, Comando OHC c/ corrente, 04-válvulas
  • Potência: 13,6cv a 10.000rpm/22,8 cv max
  • Alimentação: 1Carburador 24mm
  • Lubrificação: Carter Úmido
  • Ignição: Eletrônica
  • Partida: Elétrica e Pedal
  • Transmissão: 5 Marchas
  • Comprimento: 2216mm
  • Largura: 835mm
  • Altura do assento 710 mm
  • Peso à seco: 154kg
  • Suspensão dianteira: Garfo
  • Telescópico, curso de 115mm
  • Suspensão traseira: Bishock 5-reg.
  • Freio Dianteiro: 01 Disco de 276mm
  • Freio Traseiro: Tambor de 170mm
  • Pneus: 90/90-18(frente),130/90-15 (traseiro)
  • Tanque: 12 Litros
Ela é o motivo de tanta inspiração, inclusive para criação deste Blog.

Recuperando o tempo perdido

Bem galera, depois de um período de introspecção, estou retomando o blog. Dizem os especialistas que esse é o caminho natural de mais de 90% dos blogs. Logo após a criação do blog, todos ficam afoito para publicar, depois vai caindo no esquecimento e deixa pra lá. Entretando, uma característica presente nestes 90% de blogs não prevaleceu aqui. Não foi publicado qualquer besteira e nem foi perdido o foco central, mototurismo.

Chega de papo, vamos as novidades, espero que gostem! Participem também mande suas sugestões!

Abraços!

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Vale sempre lembrar ... Lei do Capacete - Resolução 203/2006

RESOLUCAO 203/86 DO CONTRAN


A RESOLUÇÃO 203/2006 DO CONTRAN ENTRA EM VIGOR EM 06-08-2007.

TRATA BASICAMENTE DO USO DE CAPACETE PARA PILOTO E GARUPA EM MOTOCICLETAS MOTONETAS TRICICLOS E QUADRICICLOS.

A MULTA PRA A INFRAÇÃO DESTA LEI É A MESMA QUE PARA ALGUEM QUE ESTEJA SEM CAPACETE OU SEJA, 7 PONTOS NA CARTEIRA, SUSPENÇÃO DA CARTA DE MOTORISTA E MULTA DE R$ 191,54 PARA O PILOTO, E DO MESMO VALOR PARA O GARUPA.

RESUMIDAMENTE O QUE PODE E O QUE NÃO PODE:

- NÃO PODE

• CAPACETE COQUINHO

• CAPACETE SEM VISEIRA

• CAPACETE SEM SELO DO INMETRO, OU ETIQUETA INTERNA DO INMETRO.

• CAPACETES SEM REFLETIVOS

• CAPACETE ABERTO SEM VISEIRA COM ÓCULOS DE SOL OU DE SEGURANÇA.

• COLOCAÇÃO DE “PELÍCULA” SOBRE A VISEIRA OU ÓCULOS (INSULFILM)

• DIRIGIR COM VISEIRA ESCURA APÓS 18:00 HS.



- O QUE DEVE SER USADO

• QUANDO DO USO DE CAPACETE SEM VISEIRA USAR ÓCULOS DE PROTEÇÃO, TIPO MOTOCROSS. ÓCULOS ESCURO, GRAU OU DE SEGURANÇA NÃO SÃO VÁLIDOS. ESTES PODEM SER USADOS EMBAIXO DA VISEIRA OU ÓCULOS DE PROTEÇÃO.

• O CAPACETE DEVE TER CERTIFICAÇÃO DO INMETRO. VALE O SELO EXTERNO HOLOGRÁFICO, OU A ETIQUETA INTERNA DO INMETRO CERTIFICANDO A NBR 7471/2001. OS SELOS OU ETIQUETAS COM NBR 7471/1996 NÃO SÃO VÁLIDOS E PASSÍVEIS DE MULTA.

• NÃO EXISTE PRAZO DE VALIDADE PARA CAPACETE. O QUE VALE É A CERTIFICAÇÃO INMETRO.

• OS REFLETIVOS SÃO EXIGIDOS COM MEDIDA MÍNIMA. NOM MERCADO JÁ EXISTEM DIVERSOS MODELOS DE ACORDO COM A RESOLUÇÃO 203.


QUEM ESTIVER INTERESSADO EM TODOS OS DETALHES DA ACESSE http://www.denatran.gov.br/download/Resolucoes/Resolucao203_06.pdf

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Apresentação básica

Meu nome é Valdir Lamana, estou começando no mundo do motociclismo assim como muitos amigos quarentões estressados. Estou buscando informações básicas sobre pilotagem, cuidados em viagem e ítens de segurança. Desta forma, resolvi dividir através deste blog, com todos aqueles que estão nesta mesma fase ou procurando amigos para um novo momento em suas vidas.

Comecei procurando informações sobre grupos de motocilcistas, fiquei impressionado com a organização e quantidade de grupos, entretanto, não me enquadrei em nenhum tipo pois como sou novato, tanto eu quanto minha moto não nos enquadramos no perfil dos grupos, ora eu não me enquadrava, ora a minha moto.

Resolvi então reunir alguns amigos, entre eles vc que lê esta mensagem, e organizar não um motoclube (quem sabe um dia) mas sim um motoamigos ou mototurismo. Batizei com o nome de LIVRE - baseado em três principios: LIberdade, Velocidade e REsponsabilidade. Neste grupo não importa o tamanho, formato, estilo, potência, cor, modelo, marca da sua moto, importa apenas sua vontade, compromisso com itens de segurança, legislação de trânsito e principalmente respeito com os outros motociclistas façam eles parte do grupo ou não.

O intuito é básico, passear / viajar nos finais de semana, passeios curtos (até 200Km) dependendo da disponiblidade de cada um, com segurança e tranquilidade. A você que está lendo fica o convite de fazer parte do grupo. Vou publicar nos próximos dias as regras de conduta e fique a vontade para colaborar com idéias e sugestões. O site está em construção.

Nos vemos em breve!

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Nossa saudação ...

Como entre todos os membros de um determinado grupo de amigos existe sempre uma linguagem própria de saudação, não poderia ser diferente para nós do LIVRE, portanto após exaustivo estudos e pesquisas, resolvemos que a melhor forma de se cumprimentar e ao mesmo tempo fazermos referência ao nosso grupo seria esta.

Não que ela seja obrigatória, entretanto imagine vc pilotando e ao passar pelo amigo ele o saúda com esse gesto. Ficará mais fácil identificarmos nossos seguidores com essa marca personalizada.

E ainda,  a letra L também é a inicial de LIBERDADE, um dos nossos pilares: LIberdade, Velocidade, REsponsabilidade.

E ai gostaram?

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

MOTOS E MOTOCLUBES OU MOTOGRUPOS?

Qual a diferença entre motoclube e motogrupo ou motoamigos?

Motoclube: Entidade formalmente constituida, isto é, com um estatuto, registro, sede, etc.

Motogrupo / Motoamigos: União informal de motociclistas.

Basicamente é isso, geralmente os motoclubes podem ser distinguidos pelo colete, já os motogrupos geralmente usam somente camiseta.

Muitos motociclistas não entram em motoclubes por não querer participar dessa parte estrututada e burocrática. Já com o motogrupo podemos nos reunir com os mesmos propósitos sem ter que fazer registro, pagar mensalidade, trabalhar nele e etc.

Na verdade os motoclubes adquiriram muito respeito e admiração por parte de toda sociedade e como não podia ser diferente, tambem os respeitamos muito e é graças a esses ícones do motocilismo é que a cultura e o prazer de andar de moto vem crescendo a cada dia e inspiram novas pesssoas a se reunir e viajar de motocicleta juntos.

Em resumo, no caso do grupo LIVRE de Mototurismo, somos um grupo de amigos com um único propósito viajar e curtir o mundo do motocilismo juntos. Portanto, o LIVRE está mais para um motogrupo ou se prefirirem um motoamigos do que um motoclube. Já o termo "mototurismo" é justicado pela paixão de conhecer novos lugares e pegar a estrada em busca de aventura e cultura.

Quem sabe um dia chegaremos a ser reconhecidos como um motoclube, isso só o futuro vai dizer e os demais motoclubes irão permitir e aprovar.

Contribuição: Heitor Dellavolpe Jr.

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

MOTO DICAS

Viagem tranquila sobre duas rodas

Antes de pegar a estrada, o motociclista deve fazer uma revisão completa no veículo e preparar o roteiro da viagem

Antes de sair de casa, no entanto, é preciso seguir algumas recomendações. O primeiro passo é fazer uma revisão completa da moto, principalmente nos modelos utilizados diariamente no trânsito urbano.
Na checagem, deve-se verificar se todas as luzes de freio, piscas, lanterna, farol e painel, estão funcionando perfeitamente. Também precisam ser analisados, entre outros itens, a folga da corrente de tração e os níveis de água da bateria e do fluido de freio.

Além disso, é necessário fazer a limpeza do filtro de ar, substituir o filtro de óleo, lubrificar os cabos (embreagem, acelerador e sistema de freios) e as articulações, e realizar pequenos ajustes no motor e no sistema de carburação.

Mais atenção deve ser dada aos pneus e rodas. O motociclista precisa verificar o nível do óleo lubrificante do motor. Se a moto for equipada com radiador, o ideal é checar o nível do líquido de arrefecimento.

Condução segura

Na hora de programar a viagem também são necessários alguns cuidados. Antes de mais nada, é importante conferir se existem postos de combustível e restaurantes no caminho.

Além da manutenção preventiva e da preparação do passeio, no entanto, o motociclista tem de ficar atento à maneira de conduzir o veículo.

A moto, segundo o Código de Trânsito Brasileiro, tem o direito de ocupar o mesmo espaço de um carro. Por isso, os condutores devem evitar trafegar pelos chamados “corredores” (faixas) nas estradas.

Outras recomendações também devem ser seguidas à risca, como viajar com o farol aceso mesmo durante o dia, observar se há óleo, areia, pedra ou buracos na pista, manter uma distância segura dos demais veículos, não ultrapassar pela direita nem trafegar pela calçada, acostamento ou por locais utilizados por pedestres.

Fonte: Jornal Diário de São Paulo

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Especialmente aos amigos!

Caros amigos,

O intuito deste grupo é fomentar amizade, o respeito, o companheirismo entre todos.Num primeiro momento, estou convidando vcs para entrar como seguidores. Em breve vou publicar nosso estatuto e escolher nossos padrinhos estradeiros, é regra para os motociclistas. Ajude a divulgar a idéia entre nossos colegas na Empresa e também com familiares e amigos. Vamos fazer desse grupo uma grande familia. Aos amigos e familiares também conto com vcs.
Espero retorno de todos. Abraços Valdir Lamana.

A mais "nova" integrante do Grupo - Minha mãe

Servindo de inspiração / Oração do Motociclista.

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Em breve faremos nossa primeira viagem. Aceito sugestões!

Nosso Brasão

Conheça nosso brasão.


Você já é LIVRE por natureza!

Existem milhares de grupos de motociclistas no Brasil. Cada qual se denomina de uma forma: MotoClubes, MotoGrupos e MotoTurismo. Nos últimos anos houve uma proliferação desses grupos.


Um colete, por si só, é apenas uma peça de vestimenta e não transforma ninguém em motociclista. Motociclista é algo interior, é atitude, é pilotar com responsabilidade e saber respeitar a todos, principalmente outros motociclistas, fazendo ou não parte de grupos.

Ser Motociclista é ser LIVRE.

Assim nasce o LIVRE, um grupo de amigos motociclistas que buscam fortalecer a amizade, o companheirismo, a irmandade, participando de ações sociais, passeios e viagens de moto.

Nosso Lema: LIVRE - LIberdade, Velocidade e REsponsabilidade

Num grupo de motociclistas, deve prevalecer o interesse e decisões mútuas. Tudo deve ser compartilhado com o grupo, ou por aqueles integrantes mais ativos e co-responsáveis para as diversas ações.

Venha fazer parte da paisagem, vamos juntos compartilhar de momentos incríveis.